Sobre

Oi pessoal!
Deixe eu apresentar para vocês este blog: Ressonância Magnética do Brasil. Ele é a extensão do grupo que nasceu no Facebook e rapidamente deixou de ser apenas de colegas de trabalho compartilhando coisas sobre RM para um grupo onde estudantes e demais interessados iam buscar informações relevantes e ajuda na área de RM.
Quando o grupo do Face atingiu 500 participantes em 8 meses de existência, achei que era hora de avançar. Daí veio a idéia do blog, onde o conteúdo poderia ser enriquecido, com textos, aulas imagens etc.
Bom, agora deixe-ME apresentar: Meu nome é Liana Guerra, sou biomédica formada em 2001 e habilitada em Imagem. Desde então trabalho com Ressonância, apaixonadamente! De estagiária a Sênior, passando por um Mestrado e muito estudo, a paixão virou amor e agora trato de angariar mais apaixonados para este mundo ressonântico.
Todos os profissionais que trabalham com RM são bem vindos. Multidisciplinaridade já!
Milhares de blogs estão ativos por aí. Mas acho que podemos nos juntar aqui e ajudar uns aos outros. Quem ama RM dá um pulso de 90 graus e precessa os spins comigooooo!

47 comentários em “Sobre

  1. tive a oportunidade de vivenciar um curto tempo neste ambiente ” ressonante” por meio do Curso de imersão em Ressonância Magnética para Biomédicos no Hospital Albert Einstein. Realmente é uma área de estudo apaixonante e sugiro a todos os interessados que se permitam uma experiência como esta.

    Curtir

    1. POR FAVOR,PRECISO ENCONTRAR NO ESTADO DO R.J. PREFERENCIALMENTE MAIS PRÓXIMO TERESÓPOLIS APARELHO RESSONANCIA MAGNÉTICA ABERTO,PARA CONTROLE DE ANEURISMA AORTA ABDOMINAL E ILÍACA ESQUERDA,ALGUÉM SABERIA INFORMAR? MUITO GRATO = JOSE NOGUEIRA DA CUNHA:.

      Curtir

  2. POR FAVOR.SE PUDER ME AJUDAR. PRECISO ENCONTRAR maquina de ressonancia. ..para pessoas de ate 170 kilos..no espirito santo .meu filho mora em.praia grande….e precisa fazer esse exame…urgente….

    Curtir

    1. Para uma visualização da próstata buscando um diagnóstico mais preciso, não se tratando de uma forte suspeita de CA, vale a pena submeter o paciente ao 3 tesla?
      O 1,5 não seria suficiente?
      Projétil de arma de fogo , existente no corpo de quem vai se submeter ao 3T, ē um fator de contra indicação do exame?
      Metais usados em implantes dentários também ?
      Agradeço

      Curtir

  3. Pessoal, temos um pedido de ajuda aqui da Margareth. Quem souber de algo, por favor!

    Necessito encontrar makina ke suporte ate 170 kilos…no Espirito Santo…vitoria…

    Curtir

    1. Olá!
      A RM visualiza melhor partes moles do que a TC porque define melhor os contrastes entre as estruturas. E questão de como cada modalidade adquire sua imagem: a TC mede o que o RX atravessou (densidade) e a RM mede o que emitido pelos prótons de Hidrogênio da área (intensidade). Como cada estrutura tem uma densidade de prótons diferentes, cada uma emite um sinal diferente, dando os contrastes de brilho entre elas.

      Curtir

    1. Oi Ricardo. Exames de RM de mama dificilmente podem ser realizados em campo aberto, pois necessita da técnica de saturação de gordura que o baixo campo não consegue realizar. Mas você pode procurar por equipamentos de Wide Bore, ou seja, de túnel mais largo e mais curto, que tem 1,5T e realizam o exame perfeitamente, com mais conforto para claustrofóbicos. Obrigada!

      Curtir

  4. Esse blog é o máximo, estou fascinado.
    Sou Biomédico formado em 2013 e atualmente trabalho com RM em São Luís-MA. Gostei muito das informações encontradas aqui e gostei ainda do que disse: Multidisciplinaridade já!

    Parabéns!

    Curtir

  5. Oii
    Boa noite
    preciso fazer uma ressonância da coluna cervical, tenho síndrome do pânico e claustrofobia. Ja tentei algumas vezes mas sem sucesso. ..
    vc pode indicar um aparelho. ..grande..largo…
    muittttiiisimo obrigada

    Curtir

    1. Oi Adriane.
      Para RM de coluna cervical é realmente complicado pois é necessário que a cabeça fique dentro do túnel. O que existe para minimizar esta sensação são equipamentos mais curtos (menor distancia entre a entrada e saída do túnel) e maior largura (distancia do teto em relação a sua posição é maior). Você deve procurar por equipamentos com essas características. Normalmente, quando você for marcar o exame, vão te perguntar se vc é claustrofóbica. Então pergunte se no serviço exitem equipamentos mais curto e mais abertos, sem precisar ficar presa a marcas/nomes. Faça mais uma tentativa com umas dicas: marque pela manhã, quando está mais tranquila e com menor stress; leve alguém para ficar com você dentro da sala (claro que esta pessoa também não pode ter marcapasso, estar gestante, com implantes…) segurando sua mão; experimente colocar uma venda nos olhos, como aquelas para dormir. Caso você não consiga, veja com seu médico se existe algum outro exame que possa substituir a RM. E se for muito necessário fazer a RM mesmo, procure um hospital para realizar o exame sob anestesia: muitas vezes a relação risco x beneficio é para o seu bem.
      Um abraço!

      Curtir

  6. Liana, SOS!! não consigo entender quais são as 4 áreas de segurança que estabelece o campo magnético e a linha de exclusão .
    se puder me ajudar agradeço.
    grata. Bjs

    Curtir

  7. Oi Liana
    Quero fazer uma ressonância e gostaria de saber um local de referência, tanto no equipamento quanto no diagnóstico.
    Muito obrigada.

    Curtir

  8. Boa noite Liana, tudo bem?

    Me chamo Paloma e estou cursando o ultimo ano do curso de biomedicina e faço estagio em Ressonância magnética e cada dia fico mais apaixonada. Mas o tema que mais me desperta curiosidades é sobre a segurança na RM. Você materiais sobre esse tema?

    Curtir

  9. Oi Liana acompanho a sua trajetória no Facebook e por aqui ESTOU A CADA DIA MAIS APAIXONADO PELO MÉTODO faço a pós graduação em RM vou fazer um TCC sobre linfoma pode me dar uma ideia para correlacionar a patologia com o método de RM ?

    Curtir

  10. Meu nome é Lauro Vieira sou técnico em radiologia e opero Ressonancia há 28 anos
    Estou acompanhando o blog e é facilmente compreensível e didático até para iniciantes.
    Parabéns e tentarei colaborar para divulgação .
    My name is Lauro Vieira I have been a radiology technician and I have been operating Resonance for 28 years
    I am following the blog and it is easily understandable and didactic even for beginners.
    Congratulations and I will try to collaborate on spreading

    Curtir

  11. Oi liana, super parabéns por esclarecer esse exama que para uns é tranquilo e para outros é o assustador! Você fala com uma linguagem simples, engraçada! Acredito que se eu fizesse meu exame com vc, eu até encararia a maquina fechada! Preciso fazera RM de mama mas procuro o aparelho aberto! Li numa resposta vc dizendo que não existe essa possibilidade de exame, mas a pergunta foi feita em 2015! Houve algum avanço? Já existe essa possibilidade? Agradeço desde já!

    Curtir

    1. NÃO SEI O QUE FAÇO DA MINHA VIDA; TENHO ANEURISMA NA AORTA ABDOMINAL ILÍACA ESQUERDA; SOFRO DEPRESSÃO E CRISE DO PÂNICO,ALÉM DE POSSUIR TAMBÉM, D.P.O.C. SEVERO; PRECISO FAZER ANGERESSONÂNCIA ABERTA,NÃO CONSIGO EM LUGAR NENHUM; FAZEM DE COTOVELO,CABEÇA,BRAÇO,PERNA TORAX,MENOS ABDOMINAL….;ALGUÉM PODERIA AJUDAR A ENCONTRAR ESSA MÁQUINA ABERTA.?RESIDO EM TERESÓPOLIS-R.J.; OBRIGADO

      Curtir

  12. Bom dia Liana
    estou encantada com seu trabalho, estou em uma pós de Tc e Rm gostaria de falar com vc por e-mail é possível?? queria uma ajuda para o meu tcc.
    Grata Ana

    Curtir

Deixe um comentário